O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. De acordo com essa doutrina, o interesse geral requer o respeito pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos.
O liberalismo surgiu na época do iluminismo contra a tendência absolutista e indica que a razão humana e o direito inalienável à ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor caminho para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. Este otimismo da razão exigia não só a liberdade de pensamento mas também a liberdade política e econômica.
O conservadorismo é uma ideologia política que se baseia na oposição às inovações e às mudanças que são fruto de revoluções. Surgiu primeiramente como uma reação ao Iluminismo, colocando a fé sobre a razão. Entre as principais características desse pensamento estão: atitude negativa em relação à mudança social, visão desesperançada e pessimista da natureza humana e fé na correção moral e política de atitudes e crenças.
Para os conservadores, a implementação das mudanças deveria ser mínina e gradual e partir de ideais realistas e não idealistas. Eles defendiam também que a sociedade, suas tradições e convicções modelam o indivíduo. Para eles, se o homem está inserido em uma sociedade que funciona, não faz sentido querer transformá-la em ideal. Esse tipo de pensamento era defendido pelo conservadorismo tradicional que dividia-se entre os constitucionalistas – parlamentares e a linha autoritária. O primeiro desejava o contrabalanceamento do poder entre o rei e uma assembléia de aristocratas. O segundo defendia uma monarquia independente do parlamento.
Fontes: https://2bgalois.wordpress.com/conservadorismo/ http://www.significados.com.br/liberalismo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário